Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, a GM (General Motors) de São Caetano ficará paralisada por pouco mais de um mês, com isso, cerca de 6.000 operários da linha de produção e afins param de trabalhar no dia 25, devido ao feriado de Carnaval, e só retornam em 27 de março.
A queda nas vendas é o motivo para suspender a produção nesse tempo.
Os dias 1º, 2 e 6 de março serão compensados pelo banco de horas, sob a forma de day-off. As férias coletivas começam no dia 7 e se estendem até 26. Conforme o sindicato, a montadora não descarta prorrogar o afastamento remunerado por mais dez dias, período mínimo para utilizar essa ferramenta, caso as vendas não reajam.
A empresa também voltou a dizer que vem bancando os funcionários afastados em lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho) desde 2014, e que não tem mais condições de mantê-los neste cenário. “Hoje, teremos nova reunião para bater o martelo sobre o destino desses 754 trabalhadores, pois eles teriam de voltar na quinta-feira”, conta o vice-presidente do sindicato, Francisco Nunes.
Dos 754 empregados afastados, em torno de 300 têm estabilidade. Esses não podem ser demitidos, então o correto é que voltem à companhia, e outros que estão na ativa poderiam ter o contrato de trabalho rescindido. O sindicato propôs nova renovação do lay-off por mais 90 dias, mas a GM ainda não aceitou.
Desse grupo suspenso, boa parte está em casa há mais de dois anos, pois a fabricante não realizou rodízio entre os profissionais. Como resultado, o salário deles corresponde a cerca de 60% do que recebiam na empresa.
Visando reduzir seu efetivo de 9.000 profissionais, a GM prepara PDV (Programa de Demissão Voluntária), conta Nunes. “Nada ainda foi definido, mas possivelmente a oferta será de um a cinco salários nominais adicionais, conforme o tempo de casa. Perguntamos por que ela não oferecia um carro também, e a resposta foi que a montadora não tem verba para tal. Mas acredito que isso estimularia a adesão por parte dos sequelados que têm estabilidade”, avalia.