Na tarde de ontem, 07, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano realizou uma assembleia na GM (General Motors) para discutir com a empresa a situação dos 754 trabalhadores em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) e sobre o PDV (programa de Demissão Voluntária). Como resultado da reunião, a GM abre, a partir de hoje, 08, até segunda-feira, 13, o PDV voltado aos 9.000 trabalhadores da fábrica. Também foi informada a prorrogação do lay-off em 70 dias para os funcionários afastados.
O PDV oferece como incentivo à demissão voluntária de um a cinco salários nominais, que variam de acordo com o tempo de casa. Além disso, são disponibilizados quatro meses adicionais de convênio médico após o desligamento.
Para estimular mais a adesão dos profissionais aposentados, a empresa ainda disponibiliza o plano de saúde por 12 meses a partir da data da homologação. Ainda serão oferecidos dois salários adicionais além da tabela.
Segundo o DGABC, o presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, informou que a montadora não divulgou a quantidade de profissionais que deseja atingir. No entanto, o PDV visa diminuir o número do efetivo devido à queda nas vendas.
O sindicato também informou aos empregados a prorrogação por 70 dias do lay-off dos 754 empregados que venceria hoje. Dessa forma, eles permanecem em casa até 19 de abril.
Fonte: DGABC