O calendário para o saque dos saldos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve começar no dia 10 de março e para orientar os brasileiros que têm direito à retirada, a Caixa Econômica Federal vai abrir aos sábados, a partir do dia 18 deste mês. As datas para os saques são baseadas no mês de aniversário do trabalhador.
De acordo com o desenho do calendário, quem nasceu em janeiro e fevereiro, poderá sacar os recursos a partir de 10 de março; quem nasceu em março, abril e maio, terá a disponibilidade de saque a partir de abril; os que fazem aniversário em junho, julho e agosto, a partir de maio; os aniversariantes de setembro, outubro e novembro, em junho; e os que nasceram em dezembro, em julho.
A Caixa Econômica vai abrir por cinco horas a partir do próximo sábado para orientar os trabalhadores sobre os procedimentos para retirar o dinheiro das contas inativas, aquelas vinculadas a contrato de trabalho já extinto. É válido lembrar que uma única pessoa pode ter várias contas do FGTS, uma para cada trabalho com carteira assinada, e cada conta é encerrada quando o respectivo contrato é finalizado.
Normalmente, existe saldo de contas inativas de pessoas que pediram demissão e não sacaram o dinheiro. A retirada poderá ser feita apenas das contas inativas com data de desligamento do empregado até 31 de dezembro de 2015. Quem pediu demissão depois disso não poderá efetuar o saque, a não ser que tenha valores de outros contratos encerrados em anos anteriores.
Para facilitar, a Caixa ainda divulgará um site específico no qual será possível consultar quem tem direito ao saque, qual o valor e a data de pagamento.