Após diversas polêmicas sobre a construção da EMI José Auricchio, ao lado de um posto de combustível, no Centro de São Caetano, a escola, finalmente, será inaugurada neste sábado, 18. O tema foi alvo de discussões e até representações no MP (Ministério Público) sobre a legalidade da construção junto ao posto de gasolina.
Em janeiro deste ano, o prefeito José Auricchio Júnior, levantou o recesso parlamentar para que a lei que muda a regularização dos postos de combustíveis da cidade fosse votada e alterada. Após essa alteração, a escola, que foi construída na antiga gestão de Auricchio, entre 2009 e 2012, poderá funcionar. Ela ainda não tinha sido entregue em razão da legislação municipal.
A antiga lei, criada em 1956, proibia que escolas e hospitais fossem construídas a menos de 300 metros de postos de combustíveis.
A EMEI disponibilizará 400 vagas, mas inicialmente apenas 230 serão preenchidas. Quatro berçários estão inclusos na unidade.
Para José Auricchio Júnior, a Educação é o principal vetor de transformação social. São as escolas, principalmente as de Educação Infantil, que iniciam a criança no aprendizado, que formam o caráter para que ela chegue à adolescência sabendo o que é certo e errado.