Cotidiano

Como obter a certidão de propriedade do veículo pela internet

Entre os serviços online oferecidos pelo Detran.SP está a possibilidade de obter a certidão de propriedade do veículo sem sair de casa ou gastar dinheiro.

Na página da instituição, é possível obter a certidão negativa de propriedade, que atesta a inexistência de veículo em nome do cidadão – e pode ser utilizado na hora de obter benefícios ou bolsas de estudos junto a diferentes instituições.

Ou ainda obter a certidão positiva de propriedade, necessária para quem viaja para outro país por um longo período e tem de comprovar que tem bens em seu nome, como garantia de regresso, ou precisa atestar que tem veículo próprio para uma vaga de emprego, por exemplo.

Como solicitar
Para pedir as certidões basta clicar em “Serviço Online” na página do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e depois na coluna “Veículos”.

Feito isso, escolha a opção “Seu Veículo – pesquisas e certidões” para obter a certidão positiva ou negativa de propriedade de veículo. É preciso ter cadastro, a partir do número do CPF, e senha para fazer a solicitação.

A veracidade das informações pode ser atestada na mesma página do Detran.SP, selecionando “Certidão de propriedade de veículos – confirme a autenticidade”. Atualmente, o portal oferece 37 serviços online.

Compartilhe!