Variedades

Frutas secas garantem o lado saudável do Natal, afirma nutricionista

Além de compor e enfeitar as receitas, as frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas e avelãs dão o toque de saúde na ceia de Natal. “Definitivamente, as frutas secas são alimentos que acrescentam o teor nutricional nesta época”, afirma a nutricionista Adriana Miyuki, da rede de supermercados Hirota. Com vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, as oleaginosas também são consideradas alimentos funcionais por trazerem benefícios e ajudarem a combater doenças.

Mas é preciso não exagerar na dose, por causa das calorias. “Deve-se tomar cuidado com o excesso. Como a fruta é desidratada, o seu açúcar fica mais concentrado, deixando-a mais docinha e muito mais fácil de comer, podendo estimular o consumo exagerado. E, como o nome diz, as oleaginosas são ricas em gorduras”, alerta a nutricionista. Para compor uma alimentação equilibrada, Miyuki orienta o consumo diário de aproximadamente 30 gramas por dia do alimento. “Pode-se fazer um mix de castanhas, nozes e frutas secas e consumir uma porção diariamente, como opção de lanches.”

Veja os principais benefícios
1 As frutas secas podem ter teor um pouco menor de nutrientes do que as frutas in natura, por causa da desidratação, mas ainda sim são ótimas.
2 Ricas em fibras, ajudam no controle de colesterol e também no peso, pois dão sensação de saciedade.
3 Também são associadas à melhora de doenças crônicas e auxiliam na constipação intestinal, além de serem ótimas opções de lanche e na substituição de alguns doces.
4 As oleaginosas são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas melhores que as saturadas em quantidade, e possuem minerais essenciais ao corpo, como o magnésio e selênio.
5 São associadas a ações antioxidante, auxílio nas doenças cardiovasculares, diabetes e pressão arterial, devido à sua composição. Mas também atenção: como são ricas em gordura, é preciso ficar alerta com o excesso.

O Hirota de São Caetano fica na Rua Amazonas, número 872, Centro.

Compartilhe!