Reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC aponta que moradores da região estão preocupados com os casos confirmados de meningite.
A doença é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, e se não tratada a tempo, pode ser letal.
Segundo o Diário, o Colégio Xingu, localizado em Santo André, chegou a confirmar um caso da doença aos pais por meio de comunicado. Outras quatro escolas da região tiveram casos registrados, porém não responderam ao contato da reportagem.
Em nota, a Prefeitura de Santo André informou que somente um caso recente foi registrado no município. Em São Bernardo, também houve apenas um registro.
Já na cidade de Ribeirão Pires, até o momento, há dez pessoas contaminadas, além de outras quatro em Rio Grande da Serra. Diadema, Mauá e São Caetano não forneceram dados sobre a situação.
Especialistas explicam que a mudança de temperatura e o clima seco ajudam a espalhar a doença que possui dois tipos de acometimento: viral e bacteriana.
Não há como prevenir totalmente a viral, que costuma ser mais branda. Já a bacteriana exige vacinas específicas, normalmente aplicadas ainda na infância.
Entre os principais sintomas, estão vômitos intensos, dores de cabeça e no corpo. No caso da bacteriana, surgem manchas pela pele.
As precauções para tentar evitar a doença começam pela higiene constante, mantendo as mãos sempre limpas, evitando compartilhar objetos pessoais e cobrindo a boca ao tossir ou espirrar.
Gripe também preocupa
Outra doença que causa preocupação nessa época do ano é a gripe cuja campanha de vacinação começa na segunda-feira. Saiba mais aqui.