Inaugurada em 1930, a fábrica de São Caetano do Sul começou com poucos furgões por semana, mas hoje possui mais de 290 mil m² e produz mais de 50 carros por hora, com a ajuda de maquinários robotizados de última geração para garantir qualidade global.
Entre os modelos produzidos em São Caetano do Sul, destacam-se Cobalt, Spin, Cruze Sedã, Cruze Hatch e Montana, tendo como marco inicial o Opala quatro portas lançado em 1968, o primeiro carro de passeio nacional feito na unidade.
Ao longo dos anos, a fábrica passou por expansões para acompanhar a modernização da linha Chevrolet no país, contribuindo com mais de 6 milhões de veículos e lançando ícones automobilísticos brasileiros, como Monza, Vectra e Omega.
Além de ser uma fábrica, São Caetano do Sul abriga o centro tecnológico e administrativo da GM no Brasil, reforçando sua importância estratégica. A unidade continua a ser uma parte vital da história da GM no país, com trabalho dedicado e inovação constantes.
Desde a inauguração em agosto de 1930, a fábrica se tornou referência na produção de furgões, e em 1934, foi pioneira ao criar o primeiro ônibus com carroceria de madeira do Brasil.
Com o desenvolvimento industrial, São Caetano do Sul cresceu, se tornando um município emancipado em 1948.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a GM teve um papel importante na produção de veículos e materiais bélicos, contribuindo com mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil.
Nos anos do pós-guerra, a demanda por ônibus cresceu, e em 1948, a GM produziu o primeiro com carroceria inteiramente metálica, quando o país possuía uma frota de 500 mil veículos.
A nacionalização de caminhões começou em 1956, e em 1968, um marco com o lançamento do Opala, que impulsionou a expansão da fábrica.
O Monza, iniciado em 1982, tornou-se o modelo mais vendido do país por três anos consecutivos, e em 1992, o Opala deu lugar ao Omega após quase 1.000.000 de unidades produzidas.
Entre 2010 e 2011, a fábrica de São Caetano do Sul passou por uma significativa reformulação, dando início à produção da Nova Montana, do Cobalt e do Cruze Sedã.
Em 2012, dois novos modelos chegaram para completar a nova linha de produtos da fábrica: o Spin e o Cruze Hatch.
A fábrica acompanhou a evolução da indústria e, em 2014, atingiu o recorde de 6 milhões de carros produzidos na América do Sul.
Em janeiro de 2015, a GM celebrou anos de atuação no Brasil, inaugurando em São Caetano do Sul o MASC, um inovador Centro Logístico responsável pelo recebimento e sequenciamento de materiais da fábrica.