Notícias

Em São Caetano, sede da Casas Bahia perde metade do espaço para mercado e universidade EAD

A sede administrativa da Casas Bahia em São Caetano do Sul não recuperou sua antiga vitalidade, apesar da volta da família Klein ao controle acionário da empresa. Os executivos agora despacham do quinto andar da Rua Samuel Klein, 83, enquanto o prédio histórico no Centro da cidade reflete a crise enfrentada pela varejista.

O icônico prédio azul da Casas Bahia, que ocupava quase todo o quarteirão, passou por grandes mudanças no último ano. A ampla loja desapareceu e vários andares estão disponíveis para aluguel. Hoje, parte do edifício abriga um mercado e um polo universitário para cursos a distância.

A antiga entrada principal da loja, pela Avenida Conde Francisco Matarazzo, agora é envidraçada e serve como acesso para estudantes universitários. A matriz chegou a ser transferida para Pinheiros, em São Paulo, mas visualmente, a reconexão com a história da empresa não é evidente.

A loja, que já foi referência no mercado, hoje ocupa menos da metade do espaço original. Com a concorrência das vendas online e a crise causada pela pandemia, a Casas Bahia teve que fazer ajustes, incluindo o fechamento de até 100 unidades e a demissão de 6.000 funcionários. No terceiro trimestre do ano passado, a empresa registrou um prejuízo de R$ 836 milhões, um aumento de 311% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Compartilhe!