Na última segunda-feira (26), o prefeito de São Caetano esteve na sede do Google, em São Paulo, para assinar um acordo de colaboração com a empresa. O objetivo é realizar um estudo sobre o impacto da emissão de dióxido de carbono (CO2) na mobilidade urbana do município.
A parceria envolve a utilização do Environmental Insights Explorer (EIE) do Google, uma ferramenta online que fornece dados e insights sobre as fontes de emissão de CO2, como construções e meios de transporte. A ideia é medir o impacto da mobilidade urbana de São Caetano na emissão de CO2 por meio de dados e inteligência artificial.
Além disso, São Caetano já é parceira do programa Waze for Cities e utiliza as tecnologias de nuvem do Google. Com isso, será possível compartilhar informações em tempo real, permitindo redesenhar percursos, adicionar mais fiscalizações em áreas problemáticas e reduzir o número de acidentes de trânsito.
A colaboração também abrange outros alertas, como qualidade das vias, aviso de obras, eventos climáticos, emissão de gases poluentes, entre outros. Os relatórios produzidos serão utilizados para propor políticas públicas de mobilidade e sustentabilidade, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Toda essa troca de informações será viabilizada pela plataforma de Business Intelligence do Google Cloud, que auxilia a Prefeitura de São Caetano na análise, tratamento e visualização dos dados provenientes de diversas fontes.