Notícias

Instituto Mauá de Tecnologia de São Caetano participa de missão espacial à Lua

O Instituto Mauá de Tecnologia, com campus em São Caetano, participa de uma missão espacial para saber se existe vida na Lua e no espaço. Um grupo com cientistas de diversas instituições do país está produzindo um nanossatélite com experimentos científicos batizado de Garatéa-L.

O lançamento do nanossatélite está previsto para 2020 e a missão tem duração esperada de seis meses com possibilidade de se estender para até um ano. um experimento biológico em órbita na lua será realizado e o processo será iniciado um mês após o lançamento do satélite.

Para detectar a existência de vida no espaço, dois experimentos serão realizados. O primeiro irá carregar células metabolicamente ativas, vivas, que serão mantidas assim por um sistema de suporte de vida em pequena escala. E o segundo experimento vai usar biomoléculas, como DNA, aminoácidos, pigmentos biológicos e outros. Essas são moléculas que constituem os seres vivos, e, estudá-las à parte permitirá que examinemos em mais detalhes os efeitos do ambiente de espaço profundo sobre o material biológico, ajudando a entendermos melhor os resultados do primeiro experimento.

A Garatéa-L tem custo total estimado em cerca de R$ 35 milhões e o financiamento será estruturado num modelo de PPP (parceria público-privada).

Compartilhe!