A 13º Feira de Cultura Indígena de São Caetano do Sul, o maior evento do país dedicado à valorização da cultura indígena em ambientes urbanos, acontecerá neste fim de semana, nos dias 16 e 17 de setembro, das 9h às 18h, no Espaço Verde Chico Mendes. O evento contará com a participação de mais de 50 povos indígenas de diversas regiões do Brasil e de alguns países estrangeiros. Ainda no mesmo período, ocorrerá pela primeira vez o Festival do Cambuci, também no Espaço Verde Chico Mendes, durante o mesmo período e horário.
A Feira de Cultura Indígena é organizada pelo Programa Índios na Cidade, da ONG Opção Brasil, em colaboração com a Reniu (Rede Nacional de Articulação dos Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes) e o Instituto Social Cultural Brasil, através do Coletivo Índios na Cidade. O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, e a entrada é gratuita para todas as idades.
Com uma programação diversificada voltada para a disseminação do conhecimento sobre os povos originários, a Feira de Cultura Indígena já teve edições bem-sucedidas em várias cidades, incluindo Campinas, Vale do Paraíba, Araraquara, São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André.
A primeira edição da Feira ocorreu em 2014 em São Caetano, onde a ONG Opção Brasil tem sua sede. Seu propósito é destacar a realidade dos migrantes indígenas fora das aldeias e promover a economia solidária e criativa das comunidades indígenas, incentivando o público a conhecer e apoiar produtos da cultura indígena.
Simultaneamente à Feira, ocorre o 1° Festival do Cambuci na cidade, também de entrada livre. Este ano, a rota do cambuci, que é uma série de feiras promovidas pelos produtores da fruta, incluirá São Caetano, bem como outras cidades da região. O Festival do Cambuci é um projeto do Instituto Auá e visa a recuperação do cambuci e de outras frutas nativas da Mata Atlântica em perigo de extinção. Produtores locais comercializarão uma variedade de produtos à base da fruta, como doces, geleias e bebidas.