A Prefeitura de São Caetano anunciou na noite desta segunda-feira (16) a criação do Programa Tarifa Zero voltado à gratuidade no transporte público municipal. A iniciativa é inédita no Grande ABC.
Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade. O projeto ainda depende de aprovação da Câmara Municipal.
Vale destacar também que, entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, somente Vargem Grande Paulista adota a tarifa zero.
A expectativa é a de que a norma passe a vigorar em São Caetano já em 1º de novembro – a depender da tramitação no Legislativo.
“Este é o momento mais importante da história da mobilidade urbana da nossa cidade. Fruto de um grande esforço que temos feito desde 2017, e que conseguimos realizar com um forte ajuste de caixa”, ressaltou o prefeito José Auricchio. “
A Prefeitura pagará a totalidade da tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.