Na última quarta-feira, Elena de Bourbon, irmã do rei da Espanha, Felipe VI, se tornou a primeira membro de uma família real a visitar São Caetano do Sul desde a sua emancipação política em 1948. A visita ocorreu durante uma apresentação do Projeto NPC (Na Pista Certa), uma parceria entre a Fundación Mapfre e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizada no Espaço Verde Chico Mendes.
O Projeto NPC faz parte da programação da Prefeitura de São Caetano para a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), com o lema “No Trânsito, escolha a vida”. O objetivo é destacar a importância do cuidado com a vida humana, uma responsabilidade compartilhada entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, os participantes do processo e os cidadãos.
Durante a visita, a infanta Elena de Bourbon acompanhou a apresentação dos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Oswaldo Samuel Massei e 28 de Julho, que cantaram uma versão em espanhol da canção infantil “Borboletinha”. Elena, que é diretora de projetos da Fundación Mapfre na Espanha, descreveu a apresentação como “espetacular”.
Elena foi recebida pelo prefeito em exercício, Carlos Humberto Seraphim, que expressou sua alegria com a visita real. Seraphim afirmou: “Estamos muito honrados e felizes de receber na nossa cidade uma integrante da família real da Espanha, um país que muito admiro”.
A visita de Elena de Bourbon a São Caetano do Sul marcou um momento significativo na história da cidade e reforçou os laços de cooperação entre as entidades envolvidas no Projeto NPC.